quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ação Educativa em comemoração ao dia 25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres

O Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres será comemorado no dia 25 de novembro. Entretanto, não há o que se comemorar, já que a violência contra mulheres e crianças é um problema de saúde pública e social de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade, que leva diariamente essas crianças e mulheres à morte prematura, causando um impacto social grave pelos anos de vida perdidos que essas mulheres e crianças deveriam viver e não viverão se forem vítimas da violência. Por isso, nos dias 25 e 27 de novembro de 2011, será realizada a Ação Educativa em comemoração ao dia 25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, no Restaurante Universitário da UFPA, de 11 às 13h, e na Praça da República, de 8h às 12h, respectivamente.
  
A campanha faz parte do Projeto de Extensão Ações Educativas para Empoderamento e Fortalecimento da Mulher frente à Violência Doméstica, coordenado pela professora doutora Vera Lucia Lima, da Faculdade de Enfermagem do ICS/UFPA. A campanha tem a participação de discentes das Faculdades de Enfermagem, Odontologia e Direito da UFPA sob a coordenação das professoras doutoras Vera Lucia Lima, Liliane Nascimento, da Faculdade de Odontologia do ICS e Luanna Thomaz, da Faculdade de Direito do ICJ. Também participam como apoio o GEPEM e a DEAM.
  
As ações desenvolvidas serão a distribuição de laços de cor branca e de material educativo com informações sobre o empoderamento da mulher, a importância da data e os números de telefones dos locais para solicitar ajuda.
   
25 de novembro- O Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres é comemorado no dia 25 de novembro em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, que foram assassinadas pelo ditador Trujillo, em 1960, na República Dominicana. As três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos encontravam-se presos. Na estrada, elas foram detidas e assassinadas por agentes do governo militar, que simularam um acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário