quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seminário continua hoje com o Eixo Temático 3 -Tecnologias para prevenção e redução da violência contra a mulher

Com o tema “Violência contra a mulher amazônica: controle, prevenção e impacto” a Faculdade de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) realiza o Seminário Interdisciplinar sobre Violência contra a Mulher que começou nesta terça-feira, 28, no Auditório Silveira Neto.  O evento reúne estudantes e profissionais de saúde, educação, direitos humanos, justiça e outras áreas ligadas ao tema.
                 
                             
O Seminário contou no primeiro dia com as palestras e debates de vários estudiosos e pesquisadores, como a Dra Liliane Nascimento da Faculdade de Odontologia da UFPA, que falou sobre o trauma facial e o impacto a saúde bucal de mulheres vítimas de violência. O professor Genylton Odilon Rêgo da Rocha, da Faculdade de Educação da UFPA que falou sobre a violência sexual contra crianças no Brasil e no Pará. Ele trouxe dados mostrando que a maioria das crianças que sofrem violência sexual é do gênero feminino.
                                         
                                         

Quem contribuiu com o evento, também, foi a professora Luanna Thomaz de Souza, da Faculdade de Direito da UFPA e presidente da Comissão da criança e do adolescente da OAB-PA. Luanna Thomaz de Souza falou sobre a violência doméstica e familiar e apontou vários problemas no Direito Penal realizado no Brasil. Para ela, a Lei Maria da Penha “é positiva, mas precisa tomar medidas que possam atender a vítima e dar assistência para que o agressor mude de atitude”. 

O Seminário Interdisciplinar sobre Violência contra a Mulher continua hoje, 29, começando um pouco mais cedo, às 08h30min, com o Eixo Temático 3 - Tecnologias para prevenção e redução da violência contra a mulher. Participe!   

Texto: Karina Lan'Arc Pinto- Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.      

Sessão de Posters

                 
No horário de 12h00min às 14h30min, foi realizada a Sessão de Posters sobre Violência contra a Mulher.
   


terça-feira, 28 de junho de 2011

Abertura do Seminário

                   
Iniciou nesta manhã, com a Sessão Solene de Abertura, o Seminário Amazônico Interdisciplinar sobre Violência contra a Mulher que está sendo realizado no Auditório Silveira Neto no Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, Av. Generalíssimo Deodoro nº 01, Belém do Pará.
     
Após a abertura, realizou-se a Sessão de Eixos Temáticos 1 com o tema: Violência contra a mulher e impacto social
      
O Seminário tem como objetivo reunir estudantes, professores, profissionais de saúde, educação, direitos humanos, justiça, público e pesquisadores, para intercâmbio sobre tecnologias e pesquisas para redução da violência contra a mulher.
            
Durante o credenciamento, cada participante entregou um kit de higiene, que será doado ao Espaço de Acolhimento Provisório Infantil (EAPI/SEDES), e recebeu materiais informativos sobre o tema do Seminário, dentre eles, a Agenda da Mulher, doada pela SESPA.
                

Leia mais ...

Leia notícia sobre o evento no Portal da UFPA.

Inscrições

Inscrições ainda podem ser realizadas agora no local do evento.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sobre o Seminário

Data: 28 e 29 de junho de 2011


Local: Auditório Silveira Neto no Instituto de Ciências da Saúde/UFPA
Av. Generalíssimo Deodoro nº 01- Belém do Pará.


Clientela: Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, direitos humanos, justiça e público afins.


Inscrição: A inscrição será por meio deste blog: http://icsufpaviolenciamulher.blogspot.com/


Investimento: 01(um) Kit de higiene contendo: sabonete, creme dental, escova de dente) que será entregue ao Espaço de Acolhimento Provisório Infantil (EAPI/SEDES). O kit deverá ser entregue no credenciamento ao Seminário.


Finalidade: Reunir estudantes, professores, profissionais saúde, educação, direitos humanos, justiça, público e pesquisadores, para intercâmbio sobre tecnologias e pesquisas para redução da violência contra a mulher.